sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comer, beber e chorar

Comer para mim é uma coisa complicada em qualquer lugar. Mesmo no Brasil. Eu não como feijão e quase nenhum tipo de grão que lembre sob qualquer aspecto feijão. Só como ervilha, milho e soja. Nada, além disso. Pra mim tudo tem gosto de terra, como o feijão.
Daí que aqui se come muito feijão. A comida é bem parecida com a brasileira. Eu queria ter fotos dessas coisas, mas ó, fiquei com vergonha de sair sacando foto feito turista japonês. Coisas estranhas:

  • Frango com feijão: é um frango cozinho, com feijão preto. Rá! Tipo um frango com ervilha, mas com o maldito feijão. Imagina minha cara quando vi tal quitute num jantar? Queria morrer, porque gordo sem comida, faz mais gordice ainda. Nesse dia aí comi arroz e batata frita. #fome
  • Sopa de abóbora: reza a lenda, que é uma sopa bem típica daqui, que se faz na noite de ano novo e se troca com os vizinhos. Apesar da minha objeção à sopa, essa aí era boa pra cacete. Comi um monte, uma delícia. A abóbora é batida, tem carne, repolho, batata e vagem.
  • Macarrão no café da manhã: tá eu sei que no nordeste se come carne seca com mandioca no café da manhã. Mas sabe, meu, eu sou paulistana, e em São Paulo a gente come pão, leite, essas coisas no café da manhã. Não um prato gigantesco de macarrão. Pelo menos não as pessoas que eu conheço. E ainda se coloca um ketchup pra dar aquele gostinho especial na sua refeição às seis da manhã.
  • Café: ah o café haitiano. Meu nosso senhor dos viciados em café, o que é o café daqui. De tomar de joelho. Não sei se é o grão, não sei se é o modo de fazer – como o cubano, que se mistura a água, o pó, ferve um ‘cadin’ e depois côa – não sei se é o açúcar, mas o café uma delícia. Depois de dez meses tomando aquele café horrível no Chile, o café daqui, ao menos pra mim, é uma coisa dos deuses do café.
  • Arroz com feijão: nosso velho arroz com feijão, só que com feijão preto (sorry cariocada, mas em São Paulo, feijão comum é o carioca). Qual não era meu pesar quando eu chegava pra comer e estava lá o maldito feijão com arroz? Batata frita na gorda.
  • Suco de maracujá (ou granadine, se preferir): o melhor suco de maracujá que já tomei na vida. Sem mais.
Ah sim, eu tomei uma cerveja aqui, que é muito boa. Prestige se chama a danada da cerveja. É bem encorpadinha, tem um gosto forte, uma garrafinha me deixou alegrinha a tarde toda.

Um comentário:

Bruna disse...

Vivis, agora tá na hora de fazer o blog "Eu, no Brasil", ou "Eu, em SP"... :-)
Beijo!