quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Banhos Públicos

Ó, eu fiquei meio chocada com isso, mas enfim. Na frente do hotel que eu estou, tem um canal construído em mais ou menos 1765. Todo dia de manhã tem uma galera escovando o dente neste lugar. No final da tarde é o povo tomando banho. Sem cerimônia, pelado mesmo, como se nada estivesse acontecendo. Aliás, preservar a intimidade de certos momentos fisiológicos aqui é bobagem. Isso foi o que mais me chocou na verdade. As pessoas (velhos, crianças ou jovens) fazem xixi em qualquer lugar que esteja, sejam meninas ou meninos. A primeira vez que vi, achei que fosse um mendigo, mas é difícil identificar um mendigo aqui, por que né? Mas depois, quando vim para Camp Perrin, percebi que é uma prática corriqueira, como cumprimentar o vizinho. Sem cerimônia. Fiquei chocada. Muito chocada. Estou acostumada com esse tipo de comportamento não...

3 comentários:

diariodofabio disse...

Muito bom sabem em seu blog sobre suas experiências. Lá é uma cultura totalmente diferenciada da nossa realmente. Poste mais fotos sobre sua viagem.
Abraços!

Anônimo disse...

Sobre os banhos públicos que você viu no Haiti, sugiro que você saia urgentemente desse local, procure um Convento de Freiras para se hospedar, porque seus olhos são puros e não podem ver o corpo de uma pessoa em seu estado natural. E olha, se livre de sexo também, permaneça como o seu signo: "virgem". A única treisteza nesse caso é porque a nudez dos aitianos está associada à pobreza, à falta de saneamento e falta de condições dos aitianos em ter uma casa com banheiro dentro. Isso é o o que devia chocar você e não a nudez em si, que é linda, vem da obra de Deus e não tem nada sujo e nem imundo em um corpo nu. Deus não amaldiçoou nada que criou com amor e Ele não iria amaldiçoar os órgãos genitais, pelo contrário, eles são os mais bonitos e nobres do nosso corpo porque são os que nos dá prazer e nos trazem à vida. Abraços,
jaimebelem@yahoo.com.br

vivis disse...

Querido anônimo aí de cima,

Você não entendeu. Eu não fiquei chocada com as pessoas tomarem banhos peladas no meio da rua, mas sim porque o fazem pois não existe outra forma.

E antes que eu me esqueça: você por um acaso me conhece pra me chamar de puritana? Taí uma coisa que eu não sou, dentre os muitos defeitos que tenho...

Releia o texto, por favor, depois você pode tecer comentários imbecis...